quarta-feira, 20 de abril de 2011

Festa Nacional do Índio em Bertioga

Mais uma vez Bertioga se tornará referência cultural indígena na Região Metropolitana da Baixada Santista. No mês de Abril, entre os dias 21 e 23, acontecerá  na cidade o Festival Nacional da Cultural Indígena 2011, uma realização da Prefeitura do Município, em parceria com o Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), sediado em Brasília, no Distrito Federal.
A festividade realizada no Município, reconhecida nacional e internacionalmente, é uma homenagem ao Dia do Índio, celebrado oficialmente no país no dia 19 de Abril.
Nesta décima edição do evento indígena em território bertioguense participarão cinco etnias, Guarani (Bertioga), Xavante e Kamayurá (Mato Grosso), Terena (Mato Grosso do Sul) e Karajá (Tocantins).
Cada delegação estará representada por 40 membros, entre caciques, líderes espirituais, membros e interlocutores biculturais. Os Guaranis, por estarem sediados no Município, participarão com 80 integrantes, totalizando 240 legítimos descendentes dos primeiros habitantes do Brasil, participantes nessa realização.
O Festival Nacional da Cultural Indígena 2011 será coordenado por integrantes da Secretaria de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos da Prefeitura de Bertioga, por meio de ações integradas com as demais secretarias municipais, direcionadas aos povos indígenas, bem como aos munícipes e turistas que prestigiarão a realização. A organização do encontro contará também com a supervisão dos irmãos Carlos e Marcos Terena, representando a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), vinculada ao Ministério da Justiça e Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), respectivamente.
Entre as variadas atividades, a tradicional Feira de Artesanato, onde os povos indígenas estarão comercializando seus produtos típicos nas seis ocas existentes, além de uma tenda cultural com arquibancada, onde serão realizados talk shows, demonstrações da culinária típica, atividades esportivas, ciclo de palestras entre outras temáticas.
A estrutura existente no local comportará, ainda, stands das secretarias municipais de Turismo, com informações sobre o evento; Saúde e Meio Ambiente; da Guarda Civil Municipal (GCM), que oferecerá suporte ao público e fiscalização do patrimônio; Sala de Imprensa para atendimento aos veículos de comunicação que trabalharão durante o festival e área exclusiva para a realização e transmissão de entrevistas, além de área destinada à expressão artística, com a exposição de pinturas e fotos.
A novidade dessa edição fica por conta de um telão que será instalado nesse mesmo espaço, que transmitirá as atividades culturais e esportivas indígenas no período noturno desenvolvidas na arena, com arquibancada capacitada para comportar cerca de cinco mil pessoas.
As etnias chegarão a Bertioga no dia 20 e ficarão hospedadas nas instalações da antiga Prodesan, no bairro Jardim Indaiá. Os indígenas partem para seus respectivos territórios no domingo (24), após café da manhã.

Seminário

Dentro da programação do Festival Nacional da Cultural Indígena 2011, nas dependências do Parque dos Tupiniquins (no entrono do Forte São João), localizado entre o Canal de Bertioga e Praia da Enseada, serão desenvolvidas variadas palestras, parte integrante das ações destinadas ao público que visitar o evento. O seminário deste ano terá como tema principal "A Água", e será ministrado por palestrantes em horários alternativos.
No dia 21, Samira Marcos Tsibosawapré, abordará a Identidade Cultural; a seguir, Daniel Monteiro enfocará a História do Índio no Brasil. Neste mesmo dia, Carlos Terena fará sua palestra sobre a Olimpíada Verde; Tainara Ferreira da Silva e Graziela Sant´Ana, enfocarão a História do Índio no Brasil. Já no dia 22, Marcos Terena falará sobre a Espiritualidade e Meio Ambiente

Abertura do evento

A abertura oficial do Festival Nacional da Cultural Indígena 2011 acontecerá na quinta-feira (21), às 20 horas, na arena localizada na Praça de Eventos, na em frente ao Parque dos Tupiniquins, na Praia da Enseada (Centro). Na oportunidade, na presença do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, autoridades municipais, estaduais e convidados, além do público, a cantora e artista intercultural Marlui Miranda interpretará o Hino Nacional, em Guarani.
Toda a programação é aberta ao público, e, segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas devem prestigiar o evento ao longo dos três dias da realização.

Confira abaixo a programação:

20.04.11 Chegada da Delegação - Hospedagem
21.04.11 08h20 – 12h30 – Abertura do Seminário
10h00 - Abertura Feira de Artesanatos
14h00 – Tenda Cultural
- Apresentações culturais, esportivas e culinárias.
20h00 - Abertura Oficial (arena)
- Acendimento fogo sagrado
- Cerimônia da Água.
- Hasteamento da Bandeira
- Hino Nacional em Guarani com Robson Miguel
- Discurso autoridades
- Apresentações das Tradições Culturais
- Show Pirotécnico
- Encerramento Praça de Eventos
Praça dos Tupiniquins
Praça de Eventos
22.04.11 08h20 – 12h30 – Seminário/Fórum de Debates
10h00 – Feira de Artesanatos
14h00 – Tenda Cultural
- Apresentações culturais, esportivas e culinárias.
15h00 – Atividades esportivas (futebol, cabo de guerra)
20h00 – Abertura Arena
- Apresentação das Delegações Indígenas
- Encerramento. Praça de Eventos
Praça dos Tupiniquins
Praça de Eventos
Praia da Enseada
Praça de Eventos
23.04.11 08h20 – 12h30 – Seminário/Fórum de Debates
10h00 – Feira de artesanatos
14h00 – Tenda Cultural
- Apresentações culturais, esportivas e culinárias.
- Apresentação Musical com a Cantora Indígena Itamirim.
15H00 – Apresentações Esportivas (futebol, cabo de guerra)
15h00 – Canoa Havaiana (Guarani x outras etnias)
20h00 – Cerimonial de Encerramento
- Apresentação das Delegações Indígenas
- Dança com os índios
- Show Pirotécnico
- Encerramento. Praça de Eventos
Praça dos Tupiniquins
Praça de Eventos
Praia da Enseada
Praia da Enseada
Praça de Eventos
FONTE: www.horadobrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário