quinta-feira, 7 de abril de 2011

De símbolo local para herói nacional

Tattoo de Fabio Castilho, e a frase "Flipo, logo existo..." (Foto: Chopa)
A zona leste paulistana é como se fosse uma cidade à parte, seja pelo grande número de habitantes ou pela grande área territórial. Na segunda metade dos anos 90 grandes campeonatos e circuitos eram raros: reinavam os famosos campeonatinhos realizados em quadras poliesportivas e até mesmo no meio da rua. Sempre com um palquinho, mesa de pic nic, rampa reta e travinha. A maioria destes campeonatos era na zona leste.

Participei de eventos deste porte no Itaim Paulista, Itaquera, Cidade Tiradentes, Guaianazes, dentre outros. Na mesma época foram aparecendo grandes talentos nesta região de São Paulo, como Augusto Fumaça, Scrug, Jaílson Siqueira, Eduardo Ninja, Marcelo Alves, Marcelo Akasawa e Fabio Castilho. Mas, os skatistas que sempre estavam nas cabeças das disputas eram Akasawa e Castilho, que além de andar bem em todos estes obstáculos, tinham uma habilidade acima da média para andar nas mesas de pic nic. Muitas dificuldades bateram em todos estes skatistas, mas Fabio Castilho foi o skatista que melhor driblou todos os problemas enfrentados pela grande maioria, que busca o sucesso dentro do universo do skate. Castilho conseguiu manter o foco no skate. Após muita luta, conquistou grandes parcerias de marcas conceituadas no mercado, viajou por diversas regiões do País e do mundo, conseguiu ter o nome estampado em diversos produtos, como rodas, trucks, shapes e roupas. Produziu entrevistas nas principais mídias do País, protagonizou partes em vídeos marcantes, além de se destacar nas principais competições dentro e fora do Brasil. Um verdadeiro herói do skate nacional, nascido na zona lesta paulista.

Mesmo após alcançar todas as conquistas sonhadas por um skatista, Castilho nunca esqueceu suas raízes. Nunca deixou de andar nos mesmos locais que aprendeu a andar de skate, cultivou as mesmas amizades que sempre teve, além de sempre estar aberto para conhecer novas pessoas. Sua casa é um porto seguro, para muitos skatistas batalhadores que vem de outras regiões do País, para andar em São Paulo. Procura ajudar os mais jovens, aconselhando e passando um pouco das experiências que teve (e olha que já passou por várias). Esta presente em todos os eventos realizados na zona leste. Por este e dezenas de outros motivos que Castilho é uma unanimidade, principalmente na ZL. Um verdadeiro herói do skate nacional.
Fs oliie (Foto: Chopa)


Para finalizar, uso uma frase que o Castilho usa muito e resume bem a sua relação com o skate:
“Flipo, logo existo...”. É nóiz firma!


Texto por Marcos Hiroshi: Cemporcento Skate

Nenhum comentário:

Postar um comentário