terça-feira, 27 de março de 2012

Bahia sedia o 7º Encontro Nacional da CUFA

A Central Única das Favelas (CUFA) realizará na cidade de Salvador, na Bahia, a sétima edição do Encontro Nacional. O evento, que acontecerá nos dias 29/03 a 01/04, contará com a presença de representantes das CUFA’s dos vinte e seis  estados e o Distrito Federal.
O objetivo principal do encontro anual é planejar e discutir as ações da instituição que serão realizadas em 2012, possibilitando que as bases da CUFA espalhadas pelo Brasil tenham oportunidade de relatar suas ações do ano anterior e trocar experiências.
Na ocasião, serão debatidas medidas para colaborar com o desenvolvimento das favelas e periferias do Brasil e do mundo, além de proporcionar aos participantes a possibilidade de dialogar e materializar ações através do esporte, arte, cultura, turismo, trabalho e ações de prevenção da violência em suas diversas expressões.
A rede CUFA BR iniciou em 1998 por jovens do Rio de Janeiro se vascularizou por todo o Brasil e visa articular projetos, ideias e políticas públicas com os diversos movimentos existentes em cada região.
A principal missão da CUFA é funcionar como um polo de produção cultural e de distribuição de oportunidades para os jovens, particularmente, negros e residentes em favelas por meio de projetos e ações promovidas nos campos da  educação, esporte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano.

Dr Look Dogs abrirá show do Rappin Hood no “CEU é Show” em Paraisópolis

O grupo formado por doze jovens da comunidade de Paraisópolis que tem na propagação de sua música a estratégia de transformação da realidade em que vive, abrirá o show do cantor Rappin Hood no projeto CEU é Show, dia 1º de Abril, no CEU Paraisópolis.
Resultado de fusões entre um grupo de dança da comunidade (os “Diamonds”) e o grupo de rap denominado “Dream Records”, surgiu o grupo DR LOOK DOGS que além do trabalho autoral nos palcos faz também sua parte social através da CUFA Paraisópolis. Eles são os Jovens de Responsa que implementaram o projeto social da Ambev na comunidadee para ele fizeram uma musica com a qual mandam sua mensagem para os comerciantes de bebidas sobre a importância de não venderem álcool para menores de idade.
A inspiração da experiência inovadora na carreira os levou a explorar seus potenciais compor músicas temáticas como “Habita SP”, um jingle para o projeto de habitação homônimo realizado pela prefeitura em Paraisópolis.
A visão da juventude que vive na segunda maior comunidade de São Paulo sobre o lugar onde cresceram e que representam com orgulho onde vão foi retratada na música “Paraisópolis” que será lançada neste show do dia primeiro de abril.
A CUFA tem no DNA desde sua criação o fomento à cultura hip hop e seus artistas.
Certamente será um momento especial ter no mesmo palco que um amigo e parceiro de tantas caminhadas como Rappin Hood, que sempre nos brindou com suas participações no Premio Hutúz, premiação nacional especializada em Hip Hop realizado pela CUFA entre 1999 e 2009, com duetos inesquecíveis com Caetano Veloso e Lecy Brandão, os jovens que hoje representam o futuro da CUFA SP.

SERVIÇO:
CEU É SHOW - CEU PARAISÓPOLIS
Rua José Augusto de Souza e Silva, S/ nº
1° de abril às 17h00
Entrada Franca

terça-feira, 20 de março de 2012

VENCEDORES DO CONCURSO BARES DE RESPONSA PARAISÓPOLIS

Criado pela Ambev, em parceria com diversas ONGS, o programa Bar de Responsa desenvolveu um conjunto de estratégias e ações para conscientizar e incentivar bares a não vender álcool para menores de 18 anos e para jovens alcoolizados. Estes bares estão nas comunidades ou no entorno do local de atuação das ONGs parceiras da Ambev no programa Jovens de Responsa.

Na comunidade de Paraisópolis a campanha está sendo desenvolvida pela CUFA SP – Central Única das Favelas de São Paulo desde outubro e anuncia hoje os três vencedores que serão contemplados com a reforma no visual.

O primeiro passo da campanha foi mapear os bares da comunidade que já ultrapassaram a faixa de cinco mil estabelecimentos segundo levantamento datado de 2010. Deste universo mais de 300 bares foram visitados por jovens agentes do programa, moradores da comunidade. Destacaram-se deste universo abordado dez finalistas entre os quais se promoveu uma votação popular. Os donos de estabelecimentos que aceitaram participar do concurso devem cumprir regras básicas, como ter mais de cinco anos de presença na comunidade e assinar um Termo de Compromisso. Eles foram ainda convidados a realizar eventos para reunir assinaturas equivalentes a votos. E foi no corpo a corpo com a comunidade que se definiram os eleitos que ganham como prêmio, da Ambev, uma reforma de suas instalações, com pintura completa, uma nova fachada e um conjunto de mesas, cadeiras e cervegelas, além da possibilidade de escolher a identidade visual.

A entrega da premiação aos bares vencedores de Paraisópolis acontecerá em abril. E em cada um dos estabelecimentos haverá um evento de inauguração.

Os vencedores do concurso Bares de Responsa de Paraisópolis, em ordem alfabética são:

1- Choperia Rechik – Rua Pasquele Gallupi / responsável: Sr. Adão/ Alexandre

2- Bar do Corinthiano –Rua Ernest Renan / responsável: Sr. Naldo

3- Bar do Natal –Rua das Jangadas / responsável: Sr. Natal


Histórico do Projeto


A Campanha Bares de Responsa foi lançada na comunidade de Paraisópolis no dia 04 de novembro, quando a CUFA realiza em todo o país um dia de ações afirmativas denominado Dia da Favela. O mestre de cerimônia foi MV BILL, fundador da instituição que ressaltou em entrevista ao vivo para seu programa de rádio que o programa já merece ser valorizada pela simples ação de pautar o tema do consumo do álcool pelo jovem em uma comunidade economicamente desprivilgiada. Na ocasião jovens da comunidade que atuam como agentes do projeto apresentaram uma musica sobre o tema entitulada “Tiuzin do Bar”, uma mensagem direta aos comerciantes de bebidas

Recebemos no decorrer deste projeto a visita de João Castro Neves, presidente da Ambev na América Latina, a Paraisópolis que pessoalmente conversou com comerciantes finalistas do concurso e colheu a assinaturas no Termo de Compromisso dos estabelecimentos de Responsa.

Através de apresentações da música tema do projeto os jovens da Cufa Paraisópolis, integrantes do grupo Look Dogs, multiplicaram a mensagem da venda consciente e responsável :

LINK: Show da Jornada da Habitação de Paraisópolis promovida pela prefeitura (três mil espectadores, moradores da comunidade)

A campanha Bares de Responsa não acaba por aqui. As obras serão acompanhadas pela equipe de agentes da CUFA Paraisópolis assim como o compromisso assumido pelos estabelecimentos participantes do concurso para que em Paraisópolis se estabeleça plenamente a prática da venda responsável e consciente como colaboração dos comerciantes para melhoria da qualidade de vida dos moradores da segunda maior comunidade da cidade de São Paulo.

Parabéns aos comerciantes que aderiram ao programa e em especial aos vencedores do concurso.