quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

Mais um ano que se passa, os 365 dias de 2010 foram de intensidade!

Qualidade de Intensidade:

Expressão do valor numérico de uma grandeza: intensidade de uma força. Quantidade de eletricidade produzida por uma corrente contínua durante a unidade de força.

Diversas ações, como: Skate Treino, Rec Tapes e algumas músicas novas, Quermesse, participação no Prêmio Minc de Hip-Hop (Ótima colocação graças ao Renan), Viradão Esportivo, a correria com o Abaixo-Assinado pela reforma da pista de Skate (resultando entre outros motivos na reforma da pista de skate), Consciência Negra e muitas reuniões! Falta ?

Enfin, a intensidade com que trabalhamos esse ano, foi bastante POSITIVA. Ampliamos nossas ações a outros setores da cidade, novas pessoas fazendo parte do nosso ciclo, encontramos novos parceiros, ainda mais SERIEDADE e etc ...

CUFA BERTIOGA, PAR E ASB ... São entidades representadas por nós, locais de BERTIOGA. A proposta é fazer com que as coisas aconteçam, que nosso sonho saia do papel, que mais do que ter cansaço, tenhamos SAGACIDADE, e poder dizer com a certeza que agimos de verdade, que a AÇÃOfoi feita por nós, locais de BERTIOGA. Quebrar as barreiras, algemas e rédeas é a META!

Tendo a certeza de que o próximo ano será ainda melhor, de que conquistaremos ainda mais espaço e respeito. Tendo a certeza de muito TRABALHO também!

É que desejamos a todos, um excelente NATAL e um próspero ANO NOVO. Muita SAÚDE, PAZ, FELICIDADE E SUCESSO. E que 2011 seja ainda mais INTESO...



ASB, PAR E CUFA BERTIOGA

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Festa no Maria Maria São Paulo


QUEM ESTIVER EM SÃO PAULO DIA 18 DE DEZEMBRO, NÃO VAI FICAR PARADO! FESTA DE FIM DE ANO, NO PROJETO MARIA MARIA. A FAVELA REAL PARQUE VAI TREMER!  CUFA SÃO PAULO EM MOVIMENTO!



PAZ ...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bertioga no Literatura de Segunda - Porradão de 20

click na imagem


O site PORRADÃO DE 20 premia todas as Segundas-Feiras uma pessoa com um livro. A pessoa que obter o maior numero de indicações é premiada com uma obra literaria. É bem simples e muito bacana a  iniciativa do site!

Na Segunda-Feira você indica ou é indicado, na Terça você já sabe quem é o premiado. A cidade de Bertioga é uma das que mais tem acompanhado o Literatura de Segunda, dos últimos 16 premiados os leitores da cidade, levaram 9 livros.


Destacamos aqui um deles, Elder Santos:Que levou o livro "Dura na Queda" - Marina Maggesi. Veja demais VENCEDORES

A CUFA Bertioga indica o site PORRADÃO DE 20     Entrevistas com diversas personalidades, notícias, hip-hop, baskete, juventude, fotos, videos, debates e por ai vai! Vale a pena conferir.




Enquanto isso no Complexo do Alemão ...

              



Um grande intervenção tomou conta do Complexo do Alemão no último dia 10,  pontos estratégicos foram tomados por graffiteiros e não mais por conflitos de policiais e melicias. Fotos abaixo:

                     

                     

Com a presença dos Graffiteiros, Afa, Augusto, Rena, Jefinho e Muk e ainda alunos das oficinas de graffiti do Complexo do Alemão a unidade CUFA PEDRA DO SAPO. Ficou assim:


                      



                     


No local, está sendo programada uma grande intervenção e outras 10 casas de moradores serão pintadas. Durante o ano , 30 jovens participaram das aulas semanais com o professor Alexandre Almeida, o AFA. “Todos os anos fazemos isso, mobilizamos alunos e amigos para a renovação da fachada da Cufa que serve como um painel pro ano seguinte , só que agora vamos extender para algumas residências”, explica o professor.

Ao todo, 200 latas de spray serão utilizadas durante a intervenção que deve seguir até o fim da tarde. A Cufa está aberta a receber doações de sprays e tintas para outras residências serem coloridas e trabalhadas.


“ Esse é um momento difícil e queremos levar alegria e mexer com a auto-estima dos moradores. Nada como um colorido e uma casa nova pintada para se renovar a esperança de dias melhores na comunidade”, conclui Nega Gizza, uma das fundadoras da Central Única das Favelas.

Saiba mais em: http://www.cufa.org.br/

Concurso Dia da Favela!



Mostre a realidade da sua comunidade...!

Grave um vídeo do seu olhar sobre a vida nas comunidades brasileiras e envie para a gente!
As melhores produções ganham a participação no documentário Dia da Favela!
Inscreva o seu vídeo até o dia 05/01/2011.
Você pode usar câmera digital ou celular e mandar o seu vídeo nos seguintes formatos: MPEG, AVI, MP4, FLV e VMW.
Máximo de cinco minutos de duração. Saiba como enviar seu video, como votar e sobre o regulermento no site. (click na imagem a cima)


Uma realização :          


Apoio:             

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Nova Pista De Skate Bertioga

Na tarde de ontem aconteceu a primeira reunião para as definições do nosso novo espaço, a nossa mais nova PISTA DE SKATE DE BERTIOGA. Reunião marcada para iniciar às 16:00 horas, como sempre aquele atraso, mas nada que alterasse a vontade de vermos uma nova praça para nós. Então, aguardamos a vinda do Fernando (freu), skatista e dono da Flyramp (construtora). Com a presença dele, logo demos inicio a reunião, projeto na mesa, idéias na cabeça,e por uma das únicas vezes vista por mim, o assunto naquela mesa redonda era, como gostaríamos que fosse o “nosso” espaço! Fernando uma pessoa muito bacana, além de ser projetista é um skatista e sabe dos anceios de quem usa esses espaços, então assim as coisas ficam mas fácil. Disse ele: “Quem tem que dizer como deve ser a pista de skate, são eles, afinal, eles que iram usar o local”. Estavamos nós: Guibas, Eu, Gustavo Gordo, Eduardo e Elder BNC, mandando perguntas neles (estava presente a responsável da Prefeitura) Como será esse obstáculo? Como será essa rampa? Esse tri-banks ? Onde ficará a quadre de Baskete o tablado dos B.boys?

Enfim... Perguntamos a responsável da Prefeitura sobre, a quadra de baskete e o espaço dos B.Boys, ela nos disse que os espaços não farão parte desse novo projeto, e que há algumas limitações feitas na nova pista de skate. A pista irá diminuir! Dissemos a ela que não poderiam retirar esse espaço assim, e que eles deveriam fazer uma nova quadra e um novo espaço para os B.Boys. Essa será uma das brigas na mudança desse projeto, precisamos nos unir para fortalecer esse pedido!

Bom, as obras estão previstas para começar no dia 15 de Janeiro, irão começar fechando com tapume e logo será destruída. Ficaremos sem espaço por esse período, aproximadamente 4 meses.

Uma outra parada é: Temos que fazer uma festa para finalizar esse ciclo da PISTA DE SKATE DE BERTIOGA, uma grande confraternização como já previsto para o fim de ano, uma festa dos mais de 10 anos da praça. E ainda temos que tirar uma grande foto, para guardamos em nossas lembranças, aquele local que fez e faz parte de nossas vidas.


Essa foi a primeira reunião, muitas outras estão por vir e todos devem participar, por mais que não andem de skate! Afinal, queremos um lugar da “hora” para nós, para curtirmos naqueles dias que não temos nada na cidade. Festas, campeonatos, festivais, enfim... Um lugar nosso!








O projeto :


Click aqui e veja que agora é fato

Parabéns a todos!



...Paulo Matos...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brô MC`s em terras paulistas

O grupo Brô MC`s surgiu na reserva indígena Jaguapirú Bororó, segunda maior reserva urbana do Brasil onde moram para ganhar o mundo.
O primeiro grupo de rap indígena do Brasil vem fazendo muito barulho desde o lançamento de seu primeiro CD Demo em dezembro de 2009 no Festival Conexão Hip Hop promovido pela CUFA. Formado por Charlie, New (Bruno), Kelvin e Clemerson, o Brô já é sucesso em todo o país, suas letras abordam temas pertinentes a realidade dos povos indígenas não apenas de Dourados, mas de todas as etnias do Brasil.
Recentemente foi lnçado no portal Youtube.com o primeiro video clipe oficial (legendado) com a música Eju Orendive, [Nós te chamamos pra Revolucionar] onde os rappers cantando na sua língua nativa, o guarani trazem toda sua visão com relação ao que vivem diariamente na reserva, onde relata o jovem New ao começar a canção “Aqui o rap não para, aqui o rap está apenas começando, (...) Não sei o que se passa na sua cabeça, o grau da sua maldade, não sei o que você pensa...”. E assim a letra segue musicada com um instrumental envolvente, o vídeo já tem mais de mil visualizações.
O grupo já dividiu palco com cantores como Milton Nascimento em Campo Grande no Ava Marandú, Vídeo Índio Brasil. Em setembro participou do Encontro da Diversidade Cultural promovido pelo MINC na cidade do Rio de Janeiro, onde o Brô foi uma das maiores revelações do evento emocionando boa parte do público presente.
Agora de malas prontas o grupo se prepara pra embarcar para São Paulo onde toca na inauguração do SESC Belenzinho, nos dias 04 e 05 de dezembro, a nova unidade Belenzinho, fica na zona leste da capital, e terá uma programação especial gratuita contemplando todos os segmentos de atuação propostos para o espaço, representando mais uma vez a cidade de Dourados na cena cultural dos grandes centros brasileiros o grupo Brô MC`s estará presente no evento que promete ser mais uma plataforma cultural para os jovens indígenas.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PROJETO MARIA MARIA - SÃO PAULO / RIO JANEIRO


Inscrições para o projeto Maria Maria - Rio de Janeiro - São Paulo

Maria Maria é o projeto de conscientização de jovens sobre o uso consciente do álcool, através de interação com o teatro. A faixa etária dos alunos varia entre 12 e 24 anos e junto a cada público desenvolve-se um trabalho especifico no qual a temática álcool flui naturalmente sem ser um tema incisivo ou imposto, nasce nos jogos teatrais, nos roteiros e diversas formas de expressão. As aulas acontecem na sede da CUFA.

Inscreva-se em nossas turmas de Teatro, pelo e-mail: inscricao@cufamariamaria.com.br / Ou click na foto e preencha o formulário no site.